O QUE PODEMOS FAZER PELO SEU NEGÓCIO?
SAIBA MAIS
Dúvidas Frequentes
SAIBA MAIS
Ligue para Chamun

51 3342.4355

O que é preciso para fazer o IR

Reúna documentos necessários, como a declaração do ano anterior, comprovantes anuais dos rendimentos, despesas, informes financeiros fornecidos pelas instituições financeiras, conta bancária, investimentos ou financiamento, bem como comprovantes de aquisição ou venda de bens e direitos do ano anterior.

Esses são os insumos básicos para que o contribuinte comece a construir sua declaração.

Reúna os informes de rendimentos pagos no ano anterior.

É imprescindível a obtenção destes documentos junto a seus empregadores, previdência social, empresas em que tenha participação societária, locatários pessoas jurídicas, instituições financeiras e outras fontes de renda.

Muitas despesas são dedutíveis, algumas com limites, como as “despesas com instrução”, “contribuições previdenciárias de empregadores domésticos” e “previdência privada”, e outras ilimitadas como as “despesas médicas”, “pensão alimentícia” e “planos de saúde”.

Este é um novo nível de detalhamento solicitado pela Receita Federal para evitar fraudes e inconsistências. Deve-se declarar:

Carros

Imóveis

Aplicações Financeiras

Dinheiro em Conta Corrente

Entre outros

PORQUE A

CHAMUM

EXPERIÊNCIA DE 50 ANOS
VISÃO DO NEGÓCIO
ALIAMOS CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
AGILIDADE
MUITO MAIS DO QUE CONTABILIDADE
PARCERIA DE METAS

DEPOIMENTOS

Ivone Calçados

Estamos a 34 anos com a Chamun. Parceria de sucesso. Obrigada.

Eckhaus Bar Chopp

Há aproximadamente 35 anos trabalhando com a Chamun. A Chamun está sempre acompanhando o processo de mudança de legislação e se atualizando, indiscutivelmente, a Chamun é hoje um dos escritórios contábeis mais importantes de Porto Alegre. Sem esta parceria, tenho convicção, que nós não teríamos alcançado nossos mais de 40 anos de atividade.

Móveis Elmo Bressani

Um marceneiro quando começa a trabalhar não tem noção do que é pessoa jurídica ou pessoa física. A Chamun ajudou a amadurecer esta parte, porque um marceneiro é simplesmente um marceneiro e para ter uma firma não basta ser só marceneiro, tem que ter outros conhecimentos que foram adquiridos graças a Chamun.

RS Pires

A rotina que a empresa está implantando a partir da parceria com a Chamun, vem nos ajudando a evitar retrabalhos e a receber informações precisas e ágeis dentro das mudanças de legislação do nosso país, pois a Chamun está sempre atualizada e trata de nos passar essas informações de forma rápida, nos ajudando no dia a dia.

Lilian Rufino

Empresa comprometida e dedicada!

Chris Marra

Empresa referência

conteúdo

relacionado