O QUE PODEMOS FAZER PELO SEU NEGÓCIO?
SAIBA MAIS
Dúvidas Frequentes
SAIBA MAIS
Ligue para Chamun

51 3342.4355

Dúvidas Comuns sobre Aposentadoria

A grande maioria das pessoas fica decepcionada ao tomar conhecimento da quantia referente à aposentadoria, por isso, a fim de evitar frustrações, desenvolvemos o serviço de planejamento de aposentadoria, que levará em conta, dentre outros fatores, a idade do empresário, seu tempo de contribuição, bem como a forma de tributação da empresa.

Outros serviços prestados junto à Previdência Social:

Previdência Social (administrativa e judicial):

Análise, encaminhamento e revisão de aposentadoria (tempo de contribuição, idade e especial);

Encaminhamento de salário maternidade, auxílios-doença e pensão por morte.

Processo Administrativo e Judicial para pessoas jurídicas:

Defesas e recursos em processos administrativos e judiciais promovidos pelo INSS em matéria de custeio e benefícios.

Advocacia Preventiva:

Contagem de tempo de serviço;

Análise de laudos e PPP (perfil profissiográfico previdenciário) para fins de contagem de tempo especial;

Exame de documentação para formação do procedimento administrativo de concessão de benefício previdenciário e certidão de contagem de tempo de contribuição para fins de contagem recíproca de tempo de serviço.

A aposentadoria por tempo de contribuição é um benefício devido ao cidadão que comprovar o tempo total de 35 anos de contribuição, se homem, ou 30 anos de contribuição, se mulher.

Para composição de tempo pode ser utilizada período de trabalho rural, a partir dos 12 anos, serviço militar, escola técnica, serviço público e atividade urbana – com ou sem recebimento de periculosidade e insalubridade.

 

A aposentadoria por idade urbana será garantida a segurada que tiver 60 anos de idade e se homem 65 anos, ambos com tempo mínimo de 15 anos de contribuição. No caso dos trabalhadores rurais a idade será reduzida em 5 anos.

O cálculo do valor da aposentadoria é elaborado na média dos maiores salários que ele recebeu desde julho de 1994 até a data do requerimento da aposentadoria. Haverá a incidência do fator previdenciário somente se for mais vantajoso o valor da aposentadoria.

Administrativamente o INSS não vem concedendo, entretanto judicialmente há inúmeras decisões favoráveis. Terá direito a aposentadoria hibrida o(a) segurado(a) que não cumprir os requisitos de tempo da aposentadoria por idade urbana e rural, mas que tiveram ambas atividades.

O requisito idade será o urbano, ou seja, 65 anos para os homens e 60 para as mulheres e a composição do tempo de contribuição, de 15 anos, poderá ser utilizado tanto o período urbano como o rural, independente da quantidade de cada um deles.

A pensão por morte será disponibilizada aos dependentes (marido, esposa, companheiro(a), menores até 21 anos, pais ou irmãos) do segurado já aposentado, ou, aquele que possua vínculo com a Previdência Social – mínimo de 18 meses.

 

A aposentadoria especial é concedida ao trabalhador que comprovar o trabalho sob condições que prejudiquem a saúde ou a integridade física (insalubridade e/ou periculosidade), por tempo que pode variar entre 15, 20 ou 25 anos, independentemente se for homem ou mulher.

O cálculo do valor da aposentadoria é elaborado na média dos maiores salários que ele recebeu desde julho de 1994 até a data do requerimento, sem a incidência do fator previdenciário.

Aposentadoria por invalidez é um benefício devido ao trabalhador permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa e que também não possa ser reabilitado em outra profissão, de acordo com a avaliação da perícia médica do INSS.

O benefício é pago enquanto persistir a incapacidade e pode ser reavaliado pelo INSS.

O cálculo do valor da aposentadoria é elaborado na média dos maiores salários que ele recebeu desde julho de 1994 até a data do requerimento, sem a incidência do fator previdenciário.

PORQUE A

CHAMUM

EXPERIÊNCIA DE 50 ANOS
VISÃO DO NEGÓCIO
ALIAMOS CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
AGILIDADE
MUITO MAIS DO QUE CONTABILIDADE
PARCERIA DE METAS

DEPOIMENTOS

Ivone Calçados

Estamos a 34 anos com a Chamun. Parceria de sucesso. Obrigada.

Eckhaus Bar Chopp

Há aproximadamente 35 anos trabalhando com a Chamun. A Chamun está sempre acompanhando o processo de mudança de legislação e se atualizando, indiscutivelmente, a Chamun é hoje um dos escritórios contábeis mais importantes de Porto Alegre. Sem esta parceria, tenho convicção, que nós não teríamos alcançado nossos mais de 40 anos de atividade.

Móveis Elmo Bressani

Um marceneiro quando começa a trabalhar não tem noção do que é pessoa jurídica ou pessoa física. A Chamun ajudou a amadurecer esta parte, porque um marceneiro é simplesmente um marceneiro e para ter uma firma não basta ser só marceneiro, tem que ter outros conhecimentos que foram adquiridos graças a Chamun.

RS Pires

A rotina que a empresa está implantando a partir da parceria com a Chamun, vem nos ajudando a evitar retrabalhos e a receber informações precisas e ágeis dentro das mudanças de legislação do nosso país, pois a Chamun está sempre atualizada e trata de nos passar essas informações de forma rápida, nos ajudando no dia a dia.

Lilian Rufino

Empresa comprometida e dedicada!

Chris Marra

Empresa referência

conteúdo

relacionado